quarta-feira, 18 de agosto de 2010

E um novo dia começa, trazendo consigo esperança...

Meus queridos, ontem, como postei, não foi um bom dia, fiquei triste por vários motivos, uns nobres outros nem tanto, mas o fato é que não foi dos melhores. Mas mesmo esses dias também nos ensinam algo. Ensinam que tem-se sempre que ser perseverante, tem-se sempre que acreditar que as coisas vão melhorar, que o que de ruim está acontecendo pode ser uma provação para vermos o quanto mais podemos suportar, já que a vida não é fácil e não estamos aqui de férias. Hoje o dia se anuciou novamente como tal, não levantei muito animada. Mas ao ver o sol quando sai pro trabalho, ao ver as pessoas apressadas na rua, ao ver tudo igual e ao mesmo tempo tão diferente, já que cada dia é único, senti que posso transformar esse dia e faze-lo ser melhor que ontem. Parece que quando um pensamento positivo nos toma o universo conspira e as coisas acontecem, o fato que me entristeceu ontem, hoje me trouxe felicidade, tranquilidade e esperança...Nada como um dia após o outro.

Por quem já se foi...

"Se eu morrer antes de você, faça-me um favor. Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão. Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me. Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam. Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo. Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles. Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei. Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver. E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase : ' Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus !' Aí, então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxuga-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar. E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu. Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele. E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele. Você acredita nessas coisas ? Sim??? Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito. Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. Eu não vou estranhar o céu . . . Sabe porque ? Porque... Ser seu amigo já é um pedaço dele !"


Tragédia!!!

Ontem, quando cheguei ao trabalho, o pessoal estava comentando sobre um acidente terrível que aconteceu com uma família daqui de Pitanga. Fomos todos para o rádio ouvir as noticias e soubemos que um casal, de uma família tradicional da cidade, e três crianças, que voltavam de Curitiba, haviam se acidentado. O menino mais novo, de 4 ou 5 anos, não havia resistido aos ferimentos e falecido no local. As outras duas crianças, um menino e uma menina, e os pais, haviam sido encaminhados ao hospital mais próximo.
Hoje de manhã, mais uma notícia terrível abalou a cidade. O outro menino, de 15 anos, que estava no hospital faleceu horas antes do enterro do irmão mais novo. Fui até a Capela onde estava sendo velada a primeira criança, embora não conheça pessoalmente seus pais, mas consternada pela tragédia e movida pela solidariedade que, felizmente, ainda une humanidade.
Tristeza! Comoção! Não havia quem não se consternasse ao ver aquela família naquele sofrimento tão grande e inexplicável. Fiquei imaginando: poderia ser com meus filhos! Que dor tamanha eu sentiria! E essa mãe! Tão jovem! É impossível tentar imaginar o que uma mãe ou pai sente diante de uma tragédia como essa.
Só consegui ver o rostinho daquele anjo por alguns segundos, pois quando cheguei, já estavam fechando o caixão e seguindo para o cemitério. Fiquei observando todas aquelas pessoas, rostos conhecidos, transtornados, olhos inchados, olhares desolados, soluços abafados, todos unidos por um único sentimento: tristeza e solidariedade com a tristeza ainda maior dos familiares.
Soube, naquele momento, que os pais ainda não sabiam sobre o falecimento do outro filho, e meu pesar se tornou ainda mais pesado. Imaginar que aquele pai, com ferimentos pelo corpo, sendo escoltado pela família ao cemitério onde enterraria seu caçula, não teria nem mesmo um momento de acalento ao coração e outra terrível notícia o abateria novamente. A morte do primogênito, que estaria a caminho para ser igualmente velado e enterrado.
Nessas horas nenhuma palavra parece ser suficientemente eficaz, nenhuma tentativa de consolo parece consolável. E todo mundo se sente tão pequeno, tão incapaz diante da realidade que não se explica, que não se entende, que não se aceita. E só nos resta aceitar, somos meros personagens nessa trama de tragédias e dramas que um ser superior e, certamente, que sabe o porquê de tudo, dirige, sem que possamos interferir, só nos resta ser atores e cumprir o papel que nos é destinado, cada um, acredito, com um propósito, com uma participação maior ou menor, mas não menos importante, porque, também acredito, aos olhos desse diretor supremo, somos todos iguais a cada um ele reserva seus desígnios.